Colocation: um modelo mais flexível para implantar o data center

Muitas instituições, como os bancos, precisam ter o seu próprio data center devido à complexidade e à quantidade de informações geradas pelas operações no dia a dia. Mas isto não é um padrão para todas as empresas. Algumas delas podem alugar a infraestrutura de TI e ainda contar com os mesmos benefícios das que possuem seu próprio data center. Esse modelo é conhecido como colocation.

Assim como o nome sugere, colocation envolve o aluguel de um espaço compartilhado para hospedar o servidor. Considerado um dos mais econômicos e seguros do mercado, esse modelo permite a interconexão de vários provedores de serviços de telecomunicações e outros serviços de rede, otimizando os gastos com infraestrutura.

Os colocation centers devem ser geridos de maneira cuidadosa, adequando-se às regras de compliance que regulam essa atividade. O ambiente precisa contar com geradores de energia, chaves de transferência, nobreaks/UPS e climatização de precisão. Tudo para que as empresas possam focar em suas operações sem que precisem se preocupar com a infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento de seu banco de dados.

Vantagens do colocation

1. Redução de gastos

O colocation permite a economia de gastos com energia elétrica, hardware e climatização. Isso é vantajoso principalmente para empresas de pequeno porte, que começaram a operar recentemente e já investiram boa parte do orçamento disponível na compra de equipamentos e contratação de pessoal, por exemplo. Com o colocation, não será preciso dedicar uma grande quantia para montar uma estrutura própria de data center.

2. Velocidade na implementação da infraestrutura

Como os serviços de manutenção e monitoramento são terceirizados com o colocation, não há perda de tempo na implementação da infraestrutura que suporta o negócio. Ou seja: sua equipe de TI consegue começar a operar de forma ágil, sem a preocupação de gerenciar o próprio data center.

3. Segurança

Mesmo compartilhado com outras empresas, o ambiente de colocation garante que os seus dados estejam seguros. Afinal, compartilhamento de espaço não significa compartilhamento de informações. Além disso, a estrutura do colocation está preparada para garantir a privacidade das empresas que hospedam seus servidores nesse modelo.

4. Espaço aberto para a inovação

Ao optar por um ambiente monitorado e seguro como o colocation, a sua equipe de TI fica livre para se dedicar a atividades mais estratégicas e projetos verdadeiramente inovadores. Isto ajuda a empresa a ter mais competitividade e ganhos relevantes no médio prazo.


Colocation x Cloud

Com o crescimento da computação em nuvem, muitas empresas ficam na dúvida sobre qual o modelo mais adequado para utilizar o data center. Só para ficar clara qual é a diferença: enquanto o cloud computing é um local virtual que armazena dados e ainda permite o acesso a aplicações ou arquivos, o colocation utiliza equipamentos físicos em um espaço alugado por um terceiro, aproveitando a infraestrutura do próprio locador.

A depender do perfil do seu negócio, a nuvem pode ser uma opção viável. Em nível mundial, o Brasil está na 15ª posição entre os países que proporcionam as melhores condições para o cloud computing, segundo levantamento realizado em 2018 pela Asia Cloud Computing Association (ACCA). Esse resultado levou em consideração diversos quesitos: conectividade, qualidade de banda larga, políticas de sustentabilidade, riscos de data center, cibersegurança, privacidade, regulamentação, propriedade intelectual, modelos de negócio e liberdade de informação.

Contudo, o colocation se destaca em um cenário marcado pela transformação digital no mundo corporativo, o que demonstra a sua grande relevância para os negócios. O elevado consumo de dados e conectividade, a exigência de uma alta largura de banda e a necessidade de uma maior proteção de dados críticos, garantindo níveis elevados de confiabilidade e escalabilidade, são fatores importantes na hora de escolher onde ter o servidor hospedado. Esse modelo suporta tudo isso, devido à sua infraestrutura com tecnologia de ponta que disponibiliza aplicações online 24x7x365.

Quer saber qual modelo é o mais indicado para o seu negócio? Entre em contato conosco.