Infraestrutura hiperconvergente (HCI): saiba o que é e quais são os benefícios

A infraestrutura hiperconvergente (HCI) funciona a partir da integração dos principais componentes de TI (servidor, armazenamento e elementos de rede). Essa integração pode ser em um dispositivo ou rack dimensionável, permitindo a modernização do Data Center por meio de um gerenciamento simplificado e de um melhor desempenho.

Sabe-se que o modelo CI (infraestrutura convergente) oferece uma estrutura rígida que facilita as implementações e aumenta a escalabilidade e a agilidade operacional. Entretanto, a HCI vai além: o modelo hiperconvergente reduz custos e aumenta a eficiência operacional da equipe de TI. Afinal, ela diminui a complexidade das operações e escalona recursos automaticamente.

É com a HCI que sua empresa pode economizar com gastos de Data Center e aproveitar ainda melhor um ambiente baseado na nuvem.

Solução flexível e otimizada
Por ser uma infraestrutura pré-definida, a implementação das soluções hiperconvergentes acontecem de forma rápida, que podem ser executadas pela sua própria equipe de TI sem precisar de sistemas externos. Dessa forma, ela otimiza tempo e recursos, evitando uma administração complexa e permitindo o aumento do rendimento do time.

A principal vantagem da HCI é a simplicidade operacional. A partir da centralização da infraestrutura, é possível gerenciar e remodelar os serviços de acordo com as necessidades da empresa. Dessa forma, a manutenção se torna mais simples.
Ao optar por um serviço mais flexível, sua escalabilidade se torna muito maior. Estamos vivendo uma profunda transformação digital, com demandas de mercado cada vez estratégicas e desafiadoras Por isso, sua empresa precisa investir em uma infraestrutura que se adapte às necessidades e se torne ainda mais produtiva.

Como a HCI impacta na produtividade da empresa?
Já falamos que a infraestrutura hiperconvergente dá simplicidade e escalabilidade às operações da organização. Na prática, isso significa que um projeto que duraria meses pode ser finalizado em dias, já que não é preciso nenhuma grande reorganização de hardware e software para modificar as características das plataformas utilizadas.

Essa rapidez é fundamental para o seu departamento de TI, pois possibilita a transformação estratégica de todo o setor e com impactos indiretos e positivos em toda a organização.

O que considerar antes de implantar a HCI?
A padronização é indispensável para obter uma infraestrutura hiperconvergente bem sucedida. Esse tipo de organização permite a compatibilização dos componentes. Além disso, uma camada de monitoramento de hardware e software também faz parte da solução. O objetivo principal é garantir que os problemas também sejam endereçados com agilidade e eficiência.

Em resumo: flexibilidade, escalabilidade e segurança das operações executadas são as grandes vantagens que a sua empresa pode conquistar a partir de uma solução HCI. Para saber mais como a A Systems pode ajudar nessa implementação, entre em contato conosco.