eCall Português English
Compliance em TI, boas práticas e segurança de dados

Compliance em TI: um conjunto de boas práticas para garantir a segurança das informações 

A pandemia do coronavírus colocou boa parte da população para trabalhar de home office. Isso causou uma demanda nunca antes vista na área de TI: como garantir a segurança das informações quando os colaboradores estão trabalhando em casa? O mais importante é notar, inclusive, que não houve nenhum tipo de preparo para que a infraestrutura de TI pudesse se preparar para isso. As ações foram acontecendo e a TI precisou se adaptar. 

Nesse sentido, quem já tinha se preparado para um plano de boas práticas conseguiu se organizar e se estruturar nesse momento. Esse conjunto de medidas tomadas pode ser descrito como compliance, que tem o objetivo de garantir que os processos e as pessoas da empresa sigam as normas reguladoras, as leis e os regulamentos internos. 

O compliance, apesar de ser tratado como uma área altamente burocrática, auxilia a TI no manutençãp da segurança das informações. Ele tem grande abrangência, mas trata principalmente dos seguintes pontos: 

  • Uso de novas tecnologias 
  • Segurança dos dados 
  • Políticas de acesso 
  • Uso de tecnologias e ferramentas que ajudam a evitar fraudes 

O compliance em TI busca garantir a execução de boas práticas para a área, que serão revertidas em maior segurança para a empresa. Algumas delas são: 

  • Investimento em cloud computing 

Esse tipo de tecnologia já garante algumas funcionalidades que auxiliam no compliance, como a checagem de políticas de segurança, monitoramento de sistemas e acompanhamento de indicadores de cumprimento dos requisitos de compliance. 

  • Utilização de SaaS 

Softwares as a service têm bases de dados que podem ser acessadas a qualquer momento de qualquer lugar, com a segurança necessária para que os colaboradores possam acessar os documentos relacionados às políticas e regulamentações vigentes. 

  • Ferramentas específicas para o monitoramento de TI 

O monitoramento proativo de TI auxilia na identificação de falhas ou de uso indevido de softwares não licenciados - muitas vezes utilizados pelos colaboradores sem o conhecimento da empresa. 

Para saber mais sobre outras medidas e boas práticas que vão auxiliar na segurança dos dados da sua empresa, entre em contato conosco e saiba como implementá-las.