eCall Português English
A computação em nuvem que não necessita de ambiente físico, tem diversas vantagens: redução de custos e aumento da segurança são alguns dos exemplos

A computação em nuvem abre novas possibilidades para sua empresa, principalmente com relação às operações e à análise de dados. Segundo a Pesquisa Global CIO, publicada pela Deloitte, 90% dos CIOs entrevistados indicaram que suas organizações utilizam computação em nuvem. Essa pesquisa, realizada em 2018, só afirma que o cloud computing é uma tendência para os próximos anos, inclusive com hardwares em nuvem. 

Esse tipo de operação, que não necessita de ambiente físico, tem diversas vantagens. Redução de custos, agilidade comercial e aumento da segurança são alguns dos exemplos mais citados pelos gestores de TI. Ou seja, diferentemente do que muitas vezes é comentado no mercado, a nuvem não é instável, e se apresenta como parceira estratégica para toda a empresa. 

Ainda segundo a Pesquisa Global CIO, 28% dos entrevistados acredita que a nuvem pode melhorar a tomada de decisões e a eficiência funcional. Nesse sentido, é preciso destacar um fator importante que justifica esse dado: a nuvem permite a previsibilidade sobre os gastos da empresa. Afinal, devido a sua flexibilidade de armazenamento é possível adequar a nuvem às demandas de trabalho, aumentando ou reduzindo os planos de cloud computing de acordo com a necessidade da empresa. Isso facilita a medição dos indicadores, principalmente do ROI (retorno sobre investimento). 

Quando essa operação é integrada aos processos da empresa, tanto a área financeira é beneficiada quanto a operacional e a comercial. Um dos motivos é pela otimização dos processos e flexibilidade no gerenciamento. Ou seja, o homeoffice, que já é presente na rotina de muitas organizações, se torna mais fácil de ser implementado.  

Além dele, com a automação de muitas atividades devido à presença da nuvem, o setor estratégico pode se preocupar mais com a prospecção e menos com a operação, garantindo uma inteligência de mercado mais eficaz. Com a computação em nuvem, os especialistas e técnicos de TI passam a trabalhar em projetos avançados, que ampliam a vantagem competitiva das empresas. 

Esse novo ambiente, que deixa o espaço físico para estar presente de maneira onipresente através da nuvem, garante um maior aproveitamento dos recursos e das pessoas. Além disso, com a análise de dados e acompanhamento das operações em nuvem, a tomada de decisões se torna mais acurada, que valoriza o que realmente importa. 

Para conhecer mais sobre esse serviço e saber como a sua empresa pode desenvolver melhorias através da computação em nuvem, entre em contato conosco. Assim, poderemos analisar os produtos que melhor se encaixam com as suas necessidades atuais.