eCall Português English
Computação sem servidor: conheça a serverless computing

Você já imaginou sua empresa sem servidor? A Serverless Computing é uma alternativa viável para isso. Esse tipo de computação trabalha de forma que os desenvolvedores não precisam gerenciar os servidores nos quais os sistemas são executados. Ou seja, os aplicativos podem ganhar escala automaticamente. 

Ainda assim, apesar do nome, esse tipo de computação não funciona totalmente sem servidores. Ela é semelhante ao edge computing, tendo um sentido relacionado à Função como Serviço (FaaS). Nesse modelo, o provedor cuida do provisionamento de hardware, da máquina virtual e do gerenciamento de containers. 

Duas das grandes vantagens do modelo de “computação sem servidor” (Serverless Computing) são:   

Redução de custos com servidor   

Quando falamos na gestão de um servidor, falamos em uma equipe preparada para isso. No modelo Serverless temos essa economia, afinal, sua infraestrutura será economizada.  

Mas de que forma isso acontece? É simples: você paga conforme o uso, garantindo alta disponibilidade, escalabilidade e tolerância a falhas - além de evitar os gastos contínuos quando ocorre inatividade ou pouca demanda. Esse serviço deve ser sempre bem avaliado principalmente para as empresas que têm picos de alta demanda, pois o provedor cobra pelo tempo de computação usado, não por taxas fixas mensais. 

Aproveitamento da equipe   

Como não é necessário separar uma equipe exclusivamente para o gerenciamento do servidor, esses profissionais podem ser realocados para serviços mais estratégicos, como a criação de produtos excelentes. Assim, consegue-se captar talentos e desenvolver soluções mais eficazes para problemas importantes que, muitas vezes, não são resolvidos por falta de pessoal. 

Um dos principais fatores que deve impulsionar o crescimento desse tipo de infraestrutura é a proliferação de arquiteturas de microsserviços. Segundo pesquisa da Markets and Markets, em 2018 foram investidos cerca de US$4,25 bilhões no mercado de arquitetura sem servidor. Em 2023, a expectativa é atingir a marca de US$14,93 bilhões. Apesar desse grande crescimento estimado, sabe-se do receio em começar a utilizar a computação sem servidor. Mas é possível utilizar essa solução através de um hardware local. Para saber mais como a sua empresa pode adquirir esse serviço, e descobrir as vantagens e desvantagens para seu negócio, entre em contato conosco.