eCall Português English
A estratégia multicloud na transformação da sua TI

A estratégia Multicloud é aquela que necessita de, pelo menos, dois ambientes de nuvem simultaneamente. É bastante natuaral a comparação da Multicloud com o sistema de nuvem híbrida, podendo gerar algumas confusões. Enquanto a Multicloud se refere à administração de serviços em nuvens de múltiplos parceiros, sem a exigência de interconexão entre as funções do sistema, a nuvem híbrida requer essa interdependência. 

Segundo os dados do Relatório de Segurança da Cloud 2020, mais de 40% das empresas a nível global investem numa estratégia que inclua um sistema multicloud. Esse modelo tem sido muito bem aceito pelas empresas, pois o Multicloud é caracterizado principalmente pelo uso misto de vários serviços em nuvem. Diversos provedores estão envolvidos no processo, o que garante uma maior flexibilidade na contratação de serviços e na própria variedade de opções oferecida.  

As vantagens dessa estratégia são diversas e podem transformar a TI da sua empresa. Aqui, separamos alguns pontos que merecem destaque: 

  • Segurança: 

O modelo multicloud é muito seguro: seja pela combinação de diferentes alternativas de segurança dos vários provedores combinados ou à sua capacidade de manter o funcionamento intacto da nuvem híbrida. Ambas atividades possibilitam o armazenamento das informações mais confidenciais em uma nuvem privada ao mesmo tempo em que garantem o aproveitamento das vantagens oferecidas por outros provedores de serviços na cloud. Ou seja: de todos os lados as suas informações estarão seguras. 

  • Autonomia: 

Através da estratégia multicloud, a empresa consegue se relacionar de forma mais independente com os diferentes serviços de nuvem. Dessa maneira, sua TI pode escolher quais recursos precisam ser contratados de cada provedor. Assim, as situações de lock-in (quando o cliente fica preso a um único fornecedor) são evitadas. 

  • Otimização da infraestrutura: 

Personalização e otimização da infraestrutura são pontos principais na estratégia multicloud. Isso se deve à possibilidade de selecionar pontualmente as melhores ofertas de cada provedor de acordo com a necessidade da TI. Assim, temos a garantia do atendimento a todas as demandas, sem a necessidade de utilizar um único fornecedor. 

Se você busca uma maior flexibilidade na contratação de produtos, saiba que a estratégia multicloud é para você - independentemente do segmento da sua empresa. Em curto prazo, é possível inclusive manter uma infraestrutura organizada com as melhores opções de provedores. Ainda assim, é preciso destacar que o processo de implementação da multicloud pode ser complexo. Por isso, é importante contar com uma empresa especializada nesse serviço. 

Aqui na Asystems você conta com toda a assessoria necessária para garantir uma migração sem entraves. Para saber mais sobre como a estratégia multicloud pode transformar a TI da sua empresa, entre em contato conosco.