eCall Português English
A Infraestrutura de TI e os projetos escaláveis

Seja em momentos de home office ou não, a infraestrutura de TI é uma das áreas mais importantes, e até mesmo estratégicas, dentro das empresas. Sua organização e funcionamento é determinante para a alta qualidade dos serviços prestados, sendo também uma aliada quando se fala em competitividade empresarial.

Nesse sentido, para desenvolver projetos escaláveis de TI, que apoiem os planos e as estratégias do negócio, são de extrema importância. Entretanto, é necessário que exista agilidade para o planejamento e a execução desses processos. Por isso, aqui valorizamos o gerente de projetos: é ele que será responsável, em momentos como o de pandemia em que vivemos, a quebrar os gargalos e garantir a fluidez da operação. Tudo isso de maneira eficiente, inovadora e alinhada às estratégias comerciais da empresa.

Sabe-se que o trabalho remoto não se resume a acessar o e-mail corporativo pelo notebook pessoal. Por isso, é preciso ter planejamento. Trazendo novamente o exemplo da Covid-19, quando muitos escritórios precisaram mudar para o modelo home office da noite para o dia, o profissional GP garantiria a implementação mais rápida de:

Acesso remoto:

Criação de uma estratégia SaaS (Software as a Service), optando pelo uso em cloud. Além disso, garantir o acesso por meio de uma conexão de rede privada (VPN).

Segurança:

Juntamente com a VPN, teríamos a implementação de um firewall para analisar o tráfego e determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem realmente acontecer. A nuvem, por sua vez, já trabalha com um sistema de criptografia de dados - colaborando com a manutenção da segurança das informações.

Mas para que isso aconteça de maneira integrada aos negócios da empresa, é necessário que o profissional de gestão de projetos de TI compreenda as soluções na área com duração de longo prazo. Aqui, relembramos a importância da infraestrutura de TI como parte estratégica do negócio. 

"Hoje independente do segmento ou tamanho da empresa um projeto de infraestrutura de TI é considerado um investimento para o futuro sucesso das empresas e para isso o gerente de projetos de infraestrutura de TI deve estar preparado, não somente para prover a tecnologia, mas sim para prover soluções sustentáveis e escaláveis para o negócio". Quem declara isso é Rodrigo Jardim, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Infraestrutura de TI. 

Se a sua empresa já conta com esse tipo de profissional, saiba que ele é ainda mais valioso na área estratégica que operacional. Para trocar mais ideias, conhecer nossas soluções para a área de TI e compreender como podemos caminhar junto com a gestão de projetos, entre em contato conosco e saiba como estruturar sua TI para que ela seja ainda mais valiosa em momentos de crise.