eCall Português English
Locação de equipamentos de TI e hospedagem durante a pandemia

A locação de equipamentos de TI viu um grande aumento em sua demanda nos últimos três meses. O motivo dessa migração da compra para o aluguel se deu, em boa parte, pela necessidade de proteção do caixa das empresas. É fato que a manutenção de uma infraestrutura de TI não é barata e, em momentos incertos como em uma pandemia, todos os gestores ficam mais apreensivos sobre seus investimentos. 

Entretanto, apesar desse grande movimento em prol da locação de equipamentos de TI, também foi possível visualizar um aumento no número de hospedagens. Qual seria o motivo disso? Ainda que pareça contraditório, o motivo também se relaciona à pandemia. Afinal, enquanto as portas das lojas físicas se fechavam, as lojas virtuais abriam e/ou dobraram de tamanho. Nesse sentido, apesar do faturamento online não se comparar ao faturamento do mundo físico, foi possível perceber uma avalanche de dados no meio online. Isso gerou preocupação entre os gestores e os fez visualizar a necessidade de dar um “upgrade” em suas hospedagens. 

Dessa forma, alguns servidores compartilhados passaram para os dedicados, possibilitando maior segurança, flexibilidade e customização. Esse investimento, inicialmente mais elevado, teve seu equilíbrio com o volume de equipamentos locados, equalizando a equação. Assim, foi possível suprir uma necessidade imediata de mais espaço para organização, disponibilização e armazenamento de novos dados, por exemplo. Além disso, entretanto, muitas outras vantagens puderam ser notadas com essa mudança de hospedagem: 

  • Configuração do sistema operacional, hardware e software de acordo com as especificações da empresa 
  • Possibilidade de realizar reboots, upgrades ou atualizações a qualquer momento 
  • Gerenciamento do servidor como administrador, facilitando a manutenção do servidor, site e aplicações 
  • Hospedagem de um ou mais sites de alto tráfego 

Com essas vantagens, foi possível garantir menos perdas no mundo online, garantindo um maior tráfego e, consequentemente, mais vendas. Essa tendência serviu como um reforço para a necessidade de investir em infraestrutura de qualidade, principalmente quando se busca o escalonamento de serviços online. Se a sua empresa visa essa ação no curto ou médio prazo, entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre a transição e como ela pode ser benéfica para seu negócio. 

Precisa de ajuda em algum projeto? Fale conosco.