eCall Português English
Monitoramento ativo de equipamentos

O serviço de monitoramento é muito importante para a manutenção dos equipamentos. Mas será que é realmente necessário que esse serviço seja feito por uma equipe humana? Em tempo de isolamento, como manter seus equipamentos saudáveis sem precisar de uma equipe in loco para realizar esse tipo de análise? Neste texto você vai conhecer como podemos proceder nessa situação e como o monitoramento à distância pode ser benéfico para sua empresa. 

Um dos pontos que gostaríamos de destacar para iniciar essa conversa são os dispositivos utilizados para que esse serviço aconteça. Talvez você esteja se perguntando: como poderei monitorar diversos equipamentos sem alguém para checá-los? É simples: através de uma solução de automatização o monitoramento é realizado em tempo real, de forma que é possível acompanhar a saúde dos equipamentos e verificar a existência de alguma avaria. É a tecnologia trabalhando para você otimizar tempo e pessoal. 

São diversas as vantagens de ter um monitoramento à distância, controlado por programas especializados: 

  • Redução de custos 

Apesar do investimento inicial, o monitoramento ativo previne grandes danos à sua operação, que lhe custaria muito mais dinheiro. 

  • Aumento da vida útil dos aparelhos 

Através do monitoramento é possível identificar pequenos problemas rapidamente. Com esse diagnóstico é possível atuar de forma mais eficaz na manutenção. 

  • Eficiência da equipe 

Se sua equipe depende de algum dos aparelhos monitorados, tenha certeza que eles conseguirão manter sua produção, pois grandes problemas técnicos poderão ser evitados. 

Tudo isso acontece quando você escolhe se prevenir de falhas simples que, no longo prazo, podem se tornar grandes avarias para seus equipamentos. Mas se o monitoramento não for sua prioridade, o que pode acontecer?  

  • Maior gasto de energia 

Afinal, quando um equipamento está danificado, ele pode facilmente consumir mais energia para suprir alguma falha em seu sistema. 

  • Falha nos sistemas  

Outro ponto importante de destacar: o equipamento pode simplesmente parar de funcionar, posto que os cuidados necessários não foram levados em consideração.  

  • Aumento do custo operacional 

Maior gasto de energia e a necessidade de troca do equipamento aumentam, necessariamente, o seu custo com a empresa. Por isso, é interessante que o monitoramento seja uma prática implementada para o funcionamento saudável da organização. 

Ainda que o monitoramento ativo não seja uma cultura bem estabelecida na sua empresa, é importante saber que você pode contar conosco para tirar quaisquer dúvidas e garantir o funcionamento completo da sua operação. Entre em contato, realize um diagnóstico prévio e saiba como podemos ajudar.