eCall Português English
TI verde: a preocupação com a sustentabilidade no pós-pandemia

TI verde, ou seja, a tecnologia da informação sustentável, deve ser uma pauta quente para os próximos meses. A preocupação com o meio ambiente, em geral, deve aumentar, afinal, tivemos exemplos relevantes de como nós, seres humanos, modificamos negativamente o ambiente onde vivemos. O céu da China voltou a ficar azul, os canais de Veneza tornaram-se límpidos novamente, e até mesmo alguns animais passaram a fazer parte do cenário das cidades. Isso deve fazer parte do nosso “novo normal” se realmente quisermos sair transformados da pandemia. 

Mas como garantir essa transformação dentro da área de TI? É nesse momento que entra o conceito da TI verde: um serviço de descarte sustentável de equipamentos de TI. Através de um plano bem estruturado é possível seguir os padrões recomendados para que os aparelhos desativados recebam o destino correto. Agora, a reciclagem e o descarte verde devem estar nas discussões dos líderes de empresas que se preocupam com a qualidade de vida das pessoas. 

Todos nós somos responsáveis por aquilo que produzimos. E também pelo que descartamos. 

Neste momento, já não basta olhar apenas para a eficiência tecnológica, ou para a equipe bem treinada que consegue atender os clientes com toda a presteza necessária. As empresas precisam olhar para seus clientes como quem olha para um parente querido. Assim, será possível resolver não só um problema pontual, que está dentro do portfólio de serviços, mas sim oferecer uma melhor qualidade de vida para todos. Isso sim é olhar para o futuro com olhos de líder. 

A partir dessa mentalidade, a sua empresa se destaca como uma organização comprometida com o planeta, e isso pode ser explorado como um diferencial. No momento de pós-pandemia, os consumidores estarão ainda mais atentos a cada passo realizado pelas marcas. Por isso, se você visa a manutenção da sua carteira de clientes e também a prospecção de novos, saiba que investir nesse tipo de solução, que valoriza o meio ambiente, é uma ótima oportunidade para se destacar. Afinal, ao aderir a práticas sustentáveis, é possível obter, por exemplo, certificações internacionais como o ISO 14001. Além disso, as técnicas implementadas nesses processos “verdes” podem gerar benefícios econômicos. 

Conheça algumas vantagens da TI verde: 

  • Redução no consumo de energia através da otimização de data centers e computadores; 
  • Prolongamento do ciclo de vida de equipamentos periféricos; 
  • Economia de gastos pelo investimento em componentes reciclados. 

Dessa maneira, ao aderir à TI verde você ajuda o meio ambiente, se destaca comercialmente e ainda economiza os recursos da sua empresa. Para saber mais sobre como implementar essa prática na sua organização, entre em contato conosco e saiba mais.